Início Música Carlos do Carmo pára de cantar para “puxar as orelhas” ao público!

Carlos do Carmo pára de cantar para “puxar as orelhas” ao público!

Carlos do Carmo foi convidado de honra da 2.ª gala do The Voice Portugal. Com a calma que o caracteriza (e ao Fado que canta) ainda teve tempo para dar umas dicas ao público, em direto.

1432
0
PARTILHE

Bem-vinda(o) ao “1001 Top Vídeos”! Os melhores vídeos de Portugal!

Carlos do Carmo pára de cantar para “puxar as orelhas” ao público! Vídeo de: The Voice Portugal

Carlos Manuel de Ascenção do Carmo de Almeida, nascido em Lisboa em 1939, é o nome de registo do fadista Carlos do Carmo, que optou por este nome artístico em homenagem a sua mãe, Lucília do Carmo, uma das mais talentosas fadistas portuguesas de sempre.

Ainda novo, os pais enviaram Carlos do Carmo para a Suíça, onde viria a tirar três cursos que o habilitaram cultural e humanamente para uma vida que, no princípio, não parecia destinada ao fado. Carlos do Carmo formou-se em línguas, gestão e hotelaria e, na sua juventude, tinha o gosto musical mais inclinado para alguns nomes da bossa-nova brasileira, para Frank Sinatra ou para Jacques Brel. De regresso a Portugal, Carlos do Carmo passou a gerir a casa de fados propriedade de seus pais, O Faia.

Só por insistência de amigos e de um público cada vez mais adepto da sua voz e que o ouvia nas poucas vezes que cantava perante outros, Carlos do Carmo decidiu-se por uma carreira de fadista. De início, ainda tentou compatibilizar a sua actividade de gestor com a arte de cantar o fado, mas o esforço era vão. Em 1963 gravou, pela Valentim de Carvalho, o seu primeiro disco, Loucura. Os êxitos começaram e ampliaram-se até Carlos do Carmo ser considerado, nos dias de hoje, um nome maior do fado masculino.

Em 2014 torna-se, a par da soprano Elisabete Matos, no segundo artista português a ganhar um Grammy, obtido na categoria Lifetime Achievement, entregue apenas aos artistas pelo conjunto da obra que produziram ao longo da sua carreira e não devido ao êxito que lograram com determinada canção ou álbum. No mesmo ano, a 19 de novembro, o fadista recebe o Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM de Las Vegas.

Mais vistos da semana

Mais recentes

DEIXE UMA RESPOSTA